Curso Concordância Verbal e Nominal

1. Apresentação e objetivo

Este curso foi cedido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região para ser oferecido aos magistrados e servidores deste Regional.

A Língua Portuguesa, seja na modalidade oral, seja na escrita, constitui poderosa ferramenta para a realização de qualquer trabalho, desde que se tenha domínio sobre o que se faz. Para a eficiência do processo comunicativo, é preciso falar e, sobretudo, escrever corretamente. Nesse contexto, a segurança implica muito mais que decorar séries de regras: é preciso compreender os mecanismos que as determinam de modo a não se tornar refém da memorização, e sim conhecedor do idioma.

Desse modo, diante da natural necessidade de atualização dos conhecimentos gramaticais e redacionais, apresenta-se o Curso de Concordância Verbo-nominal, cuja proposta é esclarecer os mecanismos de concordância de verbos e nomes, bem como apresentar subsídios para a eficiência na elaboração de textos administrativos e jurídicos do TRT da 23.ª Região.

O conteúdo foi estruturado em 2 unidades:

I - Concordância Verbal;

II - Concordância Nominal.

2. MODALIDADE/CARGA HORÁRIA

Curso autoinstrucional a distância com carga horária de 20 horas para fins de certificação.

3 . PÚBLICO-ALVO

Magistrados e servidores.

4. PERÍODO DE REALIZAÇÃO

A primeira turma será oferecida no período de 24 de julho a 30 de agosto de 2019. Poderão ser oferecidas outras turmas no decorrer do ano de 2019.

5. INVESTIMENTO EM PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Não há custos com produção de material, pois trata-se de curso cedido pela Escola Judicial do TRT da 10ª Região.

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Concordância verbal: Regra Geral; Sujeito composto; Sujeito passivo; Concordância com pronomes de tratamento; Sujeito oracional; Concordância de locuções verbais; Concordância de verbos no infinitivo; Casos especiais; Verbos impessoais; Concordância do verbo SER.

Concordância Nominal: Regra geral; Um adjetivo com mais de um substantivo; Um substantivo modificado por dois ou mais adjetivos no singular; Próprio, leso, quite, obrigado, extra; Mesmo; Junto; Anexo, apenso, incluso, separado; Só, meio, bastante; Termos invariáveis; Sujeito de gênero neutro; Substantivos em função adjetiva; Concordância de particípios.

7. METODOLOGIA

Este curso será realizado via internet, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Judicial do TRT da 23ª Região, tanto para apresentação do conteúdo quanto para gerenciamento das atividades avaliativas.

Cada tópico será abordado mediante apresentação de conteúdo escrito e de aulas em vídeo. O participante, além de assistir aos vídeos, deve fazer a leitura atenta do conteúdo escrito, o qual também é oferecido em formato PDF.

Este é um curso autoinstrucional (sem tutoria). Isso quer dizer que não haverá acompanhamento mediante a interação em fórum de dúvidas. Contudo, é disponibilizada área de Suporte ao aluno para auxiliar os participantes em casos de dúvidas e/ou dificuldades operacionais, bem como para o esclarecimento de questões administrativas do curso.

8. Atividades e avaliações

Há três tipos de atividades propostas neste curso: Exercícios de Aprendizagem, Exercícios de Aprofundamento e Avaliações. Todas elas têm pontuação e pesos próprios, conforme se pode conferir a seguir.

Os Exercícios de Aprendizagem valem 10 pontos, sua nota mínima para aprovação são sete pontos e têm peso 1. Trata-se de exercícios que são um pouco mais simples e podem ser refeitos a quantidade de vezes necessária. Aconselha-se que se garanta a pontuação máxima, visto que ela colaborará para o alcance da pontuação geral de 70% para a aprovação no curso.

Os Exercícios de Aprofundamento valem 10 pontos, sua nota mínima para aprovação são sete pontos e têm peso 2. Tais exercícios, os quais trazem nível de complexidade um pouco maior, assemelhando-se às questões presentes nas avaliações, contam com 3 tentativas. Aconselha-se que se garanta a pontuação máxima, visto que ela colaborará para o alcance da pontuação geral de 70% para a aprovação no curso.

As Avaliações valem 10 pontos, sua nota mínima para aprovação são sete pontos e têm peso 3. Haverá uma única tentativa para realizar a avaliação de cada unidade.

Aconselha-se que o participante faça com atenção os Exercícios de Aprendizagem e de Aprofundamento para fixar bem os assuntos abordados e obter também bom resultado na avaliação de cada unidade.

Área: 
Línguas
Público-alvo: 
Magistrados e servidores
Data: 
De 24/07/2019 até 31/08/2019
Modalidade: 
Autoinstrucional a distância
Periodo de Inscrição: 
De 24/07/2019 - 07:30 até 29/08/2019 - 07:30
Carga Horária: 
20