Uso de copos descartáveis está restrito aos usuários externos do Tribunal

08:00 | 20 de fevereiro de 2017




DA CASA - O Plano de Logística Sustentável do Tribunal, aprovado pela RA 258/2016, tem entre seus objetivos, metas de uso de copos descartáveis nas unidades da Justiça Trabalhista do estado. Com base na normativa, foi publicado o Memorando 006/20017 GP/TRT, que estabeleceu que os copos de plástico devem ser disponibilizados apenas aos usuários externos.

A medida foi adotada como forma de evitar o consumo de copos de plástico, cuja matéria-prima de fabricação agride o meio ambiente e demora centenas de anos para decomposição.

Ainda de acordo com o memorando, caso seja necessário reposição do material nas unidades de atendimento ao público do complexo-sede, esta deverá ser feita, exclusivamente, pela Coordenadoria de Engenharia e Manutenção.

Para magistrados, servidores e terceirizados, devem ser usados recipientes duráveis durante o expediente de trabalho, inclusive, com adoção de canecas ou xícaras para café.

Desde o início do ano a Seção de Gestão Socioambiental encabeçou uma campanha sobre o tema. Um dos assuntos abordados ressaltou os impactos do plástico para a saúde que, em contato com o calor, libera componentes tóxicos que migram para o líquido, podendo acarretar várias consequências para a saúde.

Outro aspecto sobre uso do material está relacionado com o impacto ambiental da confecção do produto para a poluição atmosférica. Como a fabricação dos copos é barata, a reciclagem pode se tornar mais cara que a própria produção, inviabilizando, em muitos casos, o procedimento.

Há de ressaltar ainda, conforme Seção Socioambiental, os benefícios financeiros quando se substitui os descartáveis pelos duráveis. Materiais que geram economia e ajudam a preservar o ambiente também é um dos pilares da sustentabilidade.

 

 

 

Comentários


+ Notícias

PETS EM CENA - Servidora apresenta Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa

DA CASA - Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa Maria formam o quarteto...

12 de agosto de 2020


ENSAIOS VIRTUAIS– "É muito bom estarmos juntos de novo", diz coralista

DA CASA – Os participantes do Coral do TRT driblaram o distanciamento social e, há duas...

12 de agosto de 2020


Servidores com menos de 1 ano de TRT podem participar do Processo de Remoção Interna

DA CASA – A partir de agora, servidores com menos de um ano de atividade na Justiça do...

12 de agosto de 2020


Veja todos(as)

+ Da Casa