Tribunal reduz em 14% o consumo de energia e economiza 406,6 mil reais em 2016

08:00 | 14 de março de 2017




DA CASA - As medidas da Administração para economizar energia elétrica, somadas ao esforço de servidores e magistrados, surtiram efeito e agora já é possível comemorar uma redução de 14% do consumo de energia no ano de 2016. A meta estabelecida de 5% foi amplamente superada, o que gerou uma economia de 406,6 mil reais aos cofres do Tribunal.

Foram economizados 568,3 mil kW/h de energia elétrica no ano passado se comparado com 2015, o que equivale ao total consumido por 15 Varas do Trabalho. A energia poupada poderia abastecer as Varas Trabalhistas de Confresa, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Água Boa, Primavera do Leste, Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Sapezal, Barra do Garças, Alto Araguaia, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis e Mirassol d’Oeste.

De acordo com a Seção de Gestão Socioambiental, essa redução no consumo é reflexo das iniciativas adotadas ao longo do ano, entre elas: campanhas sobre consumo consciente, aquisição de equipamentos e produtos de baixo consumo energético, observância à critérios de sustentabilidade na elaboração de projetos básicos de reformas, restrição no tempo de uso do ar-condicionado, vedação na permanência nas unidades de trabalho após 15h30, assim como nos sábados, domingos e feriados e suspensão de expediente em dias próximos a feriados.

Água

O consumo de água também apresentou diminuição em 2016. A economia foi de 2% (queda de 25.765 m3 em 2015 para 25.346m3 em 2016), mas não foi suficiente para alcançar a meta de 5% estabelecida.

Apesar da redução no consumo, houve aumento nos gastos, que passaram de R$ 199.119,30 para R$ 205.530,76, provavelmente devido ao aumento no valor das tarifas de água e esgoto nos municípios mato-grossenses. É o que explica a chefe da Gestão Sócio Ambiental, Natália Pansonato. Segundo ela, “é importante falar sobre a utilização consciente da água para o Planeta e discutir temas como a escassez de água em diversas partes do mundo e do Brasil, e da necessidade de consumir esse bem de forma consciente, evitando-se o desperdício, tanto em casa como no trabalho”.

 

Comentários


+ Notícias

PETS EM CENA - Servidora apresenta Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa

DA CASA - Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa Maria formam o quarteto...

12 de agosto de 2020


ENSAIOS VIRTUAIS– "É muito bom estarmos juntos de novo", diz coralista

DA CASA – Os participantes do Coral do TRT driblaram o distanciamento social e, há duas...

12 de agosto de 2020


Servidores com menos de 1 ano de TRT podem participar do Processo de Remoção Interna

DA CASA – A partir de agora, servidores com menos de um ano de atividade na Justiça do...

12 de agosto de 2020


Veja todos(as)

+ Da Casa