Fórum Trabalhista de Sinop passa a funcionar com energia fotovoltaica

06:30 | 06 de junho de 2019



DA CASA - A Justiça do Trabalho mato-grossense está com mais uma unidade operando com o sistema de energia fotovoltaica: o Fórum Trabalhista de Sinop. O sistema, que capta a luz solar e a transforma em energia elétrica, entrou em operação nessa terça-feira (04), durante a programação da Semana do Meio Ambiente.

Com capacidade instalada de 75kWp, a estimativa é que a unidade do norte do estado consuma 80% de toda a energia produzida. Os 20% restantes serão usados para compensação de valores na conta de energia da Vara de Campo Novo do Parecis.

O valor gasto para instalação do sistema em Sinop foi de 266,5 mil reais. Investimento que, segundo a Coordenadoria de Engenharia e Manutenção, deverá ser totalmente recuperado em menos de três anos, especialmente com a atual tarifa de energia, acima de 0,93 centavos de real por kWh.

Com Sinop, a capacidade total dos sistemas que já estão em operação na Justiça do Trabalho no estado, incluindo os Fóruns Trabalhistas de Várzea Grande e Tangará da Serra, é de 225kWp, com estimativa de geração anual de 303.000 kWh. Os valores correspondem a energia utilizada por aproximadamente 80 residências, as quais tenham uma média de consumo de 300 kWh, ou seja, casas com mais de um ar condicionado, chuveiros elétricos etc.

O sistema de energia solar deverá ser implementado nas unidades do Tribunal de acordo com a disponibilidade orçamentária. A energia solar é um investimento do TRT, uma vez que reduz as despesas com custeio anual e amplia a atuação institucional em ações de sustentabilidade.

Comentários

  • Parabéns!

    MARIANA BRITTO | 06 de junho de 2019 | 
  • Parabéns!!!Mais um importante passo para a sustentabilidade do Tribunal. A geração própria de energia solar é ambientamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Os sistemas em operação e as sucessivas instalações contribuirão significativamente para a redução do custeio.

    MAURICIO SNOWARESKI | 06 de junho de 2019 | 

+ Notícias

PETS EM CENA - Servidora apresenta Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa

DA CASA - Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa Maria formam o quarteto...

12 de agosto de 2020


ENSAIOS VIRTUAIS– "É muito bom estarmos juntos de novo", diz coralista

DA CASA – Os participantes do Coral do TRT driblaram o distanciamento social e, há duas...

12 de agosto de 2020


Servidores com menos de 1 ano de TRT podem participar do Processo de Remoção Interna

DA CASA – A partir de agora, servidores com menos de um ano de atividade na Justiça do...

12 de agosto de 2020


Veja todos(as)

+ Da Casa