Fórum Trabalhista de Sorriso passa a funcionar com energia fotovoltaica

07:30 | 18 de junho de 2019



DA CASA- O Fórum Trabalhista de Sorriso já opera com energia fotovoltaica desde o dia 07 de junho. A estimativa da Coordenadoria de Engenharia e Manutenção do Tribunal (CEM) é de uma geração anual de 52.630kWh. Esta e a quarta unidade da Justiça do Trabalho em Mato Grosso a funcionar com captação de luz solar.

Com capacidade instalada de 40kWp, a expectativa é que 60% da energia gerada seja utilizada pela própria unidade de Sorriso. Os 40% restantes serão utilizados para compensação de valores na conta de energia da Vara do Trabalho de Nova Mutum.

O valor gasto para instalação do sistema em Sorriso foi de 132.500 reais. Investimento que, segundo a CEM, deverá ser totalmente recuperado em menos de três anos, especialmente com a atual tarifa de energia, acima de 0,93 centavos de real por kWh.

Com Sorriso, a capacidade total dos sistemas que já estão em operação na Justiça do Trabalho no estado, incluindo os Fóruns Trabalhistas de Sinop, Várzea Grande e Tangará da Serra, é de 265kWp, com estimativa de geração anual de 355.630kWh.

As primeiras unidades a operar com energia fotovoltaica foram as Varas de Várzea Grande e Tangará, ainda em 2018. Em Tangará da Serra, por exemplo, os 268 mil reais investidos no novo sistema deverão ser recuperados em quatro anos. Com isso, 70 mil reais gastos por ano com a conta de luz passaram a ser revertidos para outra finalidade. Em Várzea Grande, a situação é semelhante. Por lá, o custo de aquisição das placas foi de 284 mil reais.

No Fórum Trabalhista de Sinop, há uma capacidade instalada de 75kWp. A unidade consome 80% de toda a energia produzida e os outros 20% são usados para a Vara de Campo Novo do Parecis.

O sistema de energia solar deverá ser implementado nas unidades do Tribunal de acordo com a disponibilidade orçamentária. A energia solar é um investimento do TRT para reduzir as despesas com custeio e ampliar a atuação institucional em ações de sustentabilidade.

Comentários


+ Notícias

PETS EM CENA - Servidora apresenta Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa

DA CASA - Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa Maria formam o quarteto...

12 de agosto de 2020


ENSAIOS VIRTUAIS– "É muito bom estarmos juntos de novo", diz coralista

DA CASA – Os participantes do Coral do TRT driblaram o distanciamento social e, há duas...

12 de agosto de 2020


Servidores com menos de 1 ano de TRT podem participar do Processo de Remoção Interna

DA CASA – A partir de agora, servidores com menos de um ano de atividade na Justiça do...

12 de agosto de 2020


Veja todos(as)

+ Da Casa