Ofício alerta unidades quanto ao consumo de copo descartável e de papel

08:00 | 08 de agosto de 2019




DA CASA - No 1º semestre de 2019, conforme dados do Sistema de Controle de Material e Patrimônio, foram solicitadas 1.675 resmas de papel e 2.227 centos de copos descartáveis. Os números demonstram uma redução de 5,7% e de 3%, respectivamente para cada item, quando comparado ao 1º semestre de 2017.

Embora dentro da meta de redução estabelecida no Plano de Logística Sustentável (PLS), a Presidência destaca que o consumo de papel inspira atenção porque algumas unidades já estão acima da meta estabelecida.

Com em relação ao copo descartável, o resultado é ainda mais preocupante, pois a meta de redução era de 10%, bem superior ao alcançado até o momento.

Por conta disso, a Presidência editou o Ofício Circular nº 35/2019 – GP/TRT 23ª Região. O documento detalha o consumo de papel de cada setor do Tribunal em 2017, 2018 e no 1º semestre de 2019 e demonstra que existem 28 unidades que se encontram em estado de alerta, estado crítico (próximo à meta) ou muito crítico (acima da meta).

A mesma classificação se aplica aos copos descartáveis, ou seja, 17 unidades também estão em situação de alerta, estado crítico ou muito crítico quanto ao consumo, sendo que nove delas já ultrapassaram o estabelecido para 2019 apenas no 1º semestre do ano.

O Memorando Circular nº 006/2017 – GP/TRT 23ª Região determinou que a solicitação de copos descartáveis, em Cuiabá, deve ser feita exclusivamente pela Coordenadoria de Engenharia e Manutenção (CEM), que se encarregará de abastecer as áreas comuns e as de atendimento ao público externo. O memorando também estabelece que magistrados, servidores, estagiários e terceirizados devem fazer uso de copos, canecas e xícaras durante o expediente de trabalho.

Selo CNJ de Qualidade

O aumento do uso de copos e de resmas de papel impacta negativamente na concessão do Selo CNJ de Qualidade. Para se ter uma ideia, de acordo com o 3º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, em 2018, o TRT/MT teve um consumo per capita de 3,4 resmas de papel por pessoa, o terceiro maior entre os tribunais de pequeno porte, cuja média foi de 2,8.

Em relação ao uso de copos descartáveis, no ano passado a Justiça do Trabalho mato-grossense teve um consumo de 5 centos por pessoa. Apenas cinco Tribunais do Trabalho apresentaram índice acima deste número.

Plano de Logística Sustentável - PLS

Instrumento de gestão, o PLS foi elaborado em atendimento à Resolução 201/2015 do CNJ e tem o objetivo de melhorar a prestação do serviço público, com otimização de recursos e redução dos impactos ambientais causados pelas atividades do órgão.

As metas relacionadas aos temas são o uso eficiente de insumos e materiais, energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação, contratações sustentáveis e transporte.

Quem elabora o PLS é o Comitê de Gestão Socioambiental, o qual é composto por representantes de vários setores do Tribunal. O Comitê, inclusive, já deliberou, na última reunião, sobre a compra de 11 bebedouros de pressão para serem instalados nas áreas comuns dos Fóruns Trabalhistas de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde.

A decisão do Comitê tem como referência o estudo feito pela Seção de Gestão Socioambiental (Proad 9278/2017), que demonstra que a substituição do fornecimento de água mineral engarrafada por purificadores de água eliminaria a necessidade de uso do copo descartável no Tribunal, além de uma economia anual de aproximadamente 130 mil reais.

Com base no levantamento realizado, os equipamentos a serem adquiridos apresentam custo de manutenção muito inferior aos bebedouros de água mineral e possuem filtro interno com efeito bactericida, o que garante água de qualidade e segura.

Veja os perfis de consumo das unidades de resmas de papel e copo descartável.

 

Comentários


+ Notícias

Abertas inscrições para vaga de desembargador do Tribunal

DA CASA – Estão abertas as inscrições para promoção de juízes do trabalho ao cargo de...

12 de agosto de 2020


TI realiza pesquisa de satisfação sobre serviços prestados pela unidade; participe!

DA CASA - A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações está realizando a pesquisa...

12 de agosto de 2020


HOMENAGEM - Veja entrevista exclusiva que Dom Pedro concedeu ao Tribunal

DA CASA - Latifúndio, trabalho escravo, luta pela dignidade e os embates com os ‘donos’...

12 de agosto de 2020


Veja todos(as)

+ Da Casa