Dia Mundial da Limpeza – Servidores contam suas experiências em participar da ação

08:00 | 24 de setembro de 2019



DA CASA – O Dia Mundial da Limpeza, realizado em Mato Grosso, contou com o apoio do Tribunal, em especial dos servidores que se dispuseram a integrar a equipe que percorreu o trecho entre o Shopping Pantanal e o Hospital do Câncer. Ao longo do caminho, eles encheram dezenas de sacos com os resíduos deixados no entorno da Avenida do CPA.

Participaram da ação, pelo Tribunal, as servidores Isadora Cardoso (Seção Almoxarifado) Fabiana Gatti (Secretaria Geral da Presidência) Luiza Emiko (Escola Judicial) Jamila Abrão (Presidente do Sindijufe) Solange Dias (Foro de Rondonópolis) e Natália Pansonato (Seção de Gestão Socioambiental) e o servidor Helbertt Magalhães (Diretoria Geral). O movimento também contou com a presença da servidora aposentada Kátia Bruno e da estagiária Tayane Moraes (Seção de Gestão Socioambiental).

Veja o álbum de fotos

Segundo Natália, o resultado superou as expectativas. "No primeiro momento parecia que não havia tanto lixo na rua, mas foram sacos e sacos retirados ao longo do caminho",disse.

Outro fato que chamou atenção dos voluntários foram as quantidades de bitucas de cigarros recolhidas, o que demonstra que a população precisa se conscientizar em relação ao descarte desse material, um dos principais causadores de queimadas.

A servidora Fabiana Gatti resolveu levar ao evento o marido Cláudio e a filha Luiza, de 5 aninhos. “Eu, meu marido e minha filha nos engajamos nesta campanha porque precisamos não apenas deixar um planeta mais limpo e sustentável para as próximas gerações, mas principalmente porque é preciso deixar gerações melhores para o planeta”, disse.

A aluna de Gestão Ambiental do IFMT e estagiária do Tribunal Tayane Moraes falou sobre a experiência e oportunidade da qual participou. “Foi minha primeira vez de muitas que virão, uma experiência única que recebi através da Seção de Gestão Socioambiental. Foi gratificante participar dessa ação de limpeza junto aos servidores e familiares. Agradeço a minha chefe, Natália Pansonato, e ao parceiro Jean Peliciari, da Teoria Verde, pelo convite” disse.

A servidora Isadora Cardoso destacou a importância do evento, que ocorre mundialmente e atrai a atenção de um número significativo de pessoas para a preservação ambiental. “É preciso ter respeito significativo pelo trabalho dos garis nas ruas de nossa cidade e também pelos pedestres que, ao caminharem pelas calçadas, podem se machucar tropeçando em objetos cortantes” disse.

O Dia Mundial da Limpeza simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. A ação, que foi realizado em mais de 150 países, inclusive no Brasil, contou com a parceria do Tribunal e de vários servidores e estagiários.

Segundo o Teoria Verde, organizador da ação no Brasil, participaram do Dia Mundial da Limpeza aproximadamente 300 mil voluntários em 1200 cidades do país. Aproximadamente 15 toneladas de lixo foram recolhidas em Cuiabá e Várzea Grande. Já no pantanal, os voluntários recolheram o dobro, cerca de 30 toneladas.

Assista à reportagem produzida pela TV Centro América

Doação de mudas 

Durante a mobilização, houve também a doação de mudas frutíferas e ornamentais. Segundo a servidora Isadora Cardoso, que fez a sugestão, o Viveiro Verde te Quero Verde ofereceu 100 mudas de espécies frutíferas, entre elas Acerola, Pitanga, Flamboyant, Pata de Elefante, Suculentas, Manjericão, entre outras. “A doação teve o objetivo de contribuir para ampliar o verde de nossa cidade e servir de recompensa aos voluntários pelo trabalho realizado”, relatou Isadora.

Comentários

  • Parafraseando a frase atribuída ao filósofo Confúcio: "a palavra a convence, mas o exemplo arrasta".

    FABIANA GATTI | 24 de setembro de 2019 | 
  • PARABÉNS À TODOS QUE PARTICIPARAM EXCELENTE EXEMPLO PARA NÓS SERVIDORES E TBEM COMO PESSOAS, NÃO BASTA PROPAGAR, POR A MÃO NA MASSA ALÉM DE SER GRATIFICANTE É MTO MAIS EFICIENTE EM TODOS OS SENTIDOS

    ELYGIA FELIX | 24 de setembro de 2019 | 

+ Notícias

Feriado Regimental - Dia do Magistrado e Dia do Advogado são comemorados nesta terça-feira

DA CASA - Em razão do Dia do Magistrado e do Dia do Advogado, ambos comemorados em 11...

10 de agosto de 2020


ELEIÇÃO - Comissão de Acessibilidade e Inclusão convida para votação

DA CASA - A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão convida a todos para participarem da...

10 de agosto de 2020


NOTA DE PESAR - Mãe do servidor Edilson Guimarães

DA CASA - Com pesar, comunicamos o falecimento de Ana Luíza Ferreira Guimarães, mãe do...

10 de agosto de 2020


Veja todos(as)

+ Da Casa