ESPAÇO NASSAR - Conheça entidade que faz coleta a seletiva no Tribunal

07:30 | 14 de janeiro de 2020




DA CASA - Todas as sextas-feiras um voluntário se posiciona na entrada de serviços do Tribunal para recolher materiais recicláveis de magistrados, servidores e comunidade local. O serviço tem sido prestado de forma gratuita pelo Espaço de Empreendedorismo Social Nassar desde 2017, ajudando a solidificar a cultura da reciclagem entre o público interno.

A instituição nasceu no início da década de 90 com a intenção de construir um futuro diferente e mais sustentável em Cuiabá. É o que explica Cedier Nogueira, voluntário do Nassar há 25 anos e que comparece, quase todas as sextas, para recolher, sempre com um sorriso, os recicláveis entregues no Tribunal.

Mas se engana quem acha que a instituição faz apenas o recolhimento de resíduos na baixada cuiabana. O Nassar (sigla que significa Natureza, Amor, Saber, Simplicidade, Amizade e Realização) tem como objetivo promover o empreendedorismo social e o despertar da consciência para as questões relacionadas ao meio ambiente.

O projeto é amplo e possui várias atividades, como o Luxo sem Lixo, no qual os artesãos recebem materiais que iriam para o lixo e produzem bolsas e acessórios para serem vendidos. Para muitos, esse artesanato é a principal fonte de renda. Além disso, alguns dos voluntários participam de um coral, que já está na ativa há cerca de 10 anos.

Cedier Nogueira explica que a instituição está baseada no conceito dos “3R”, isto é: reduzir, reciclar e reutilizar. Segundo ele, todos já sabem que acúmulo de lixo é grave problema social e ambiental, mas poucos estão sensíveis à causa. “É preciso ter consciência ambiental. O vidro, por exemplo, leva mais de mil anos para se deteriorar. Uma bituca de cigarro são 50 anos e o copo plástico, 150”, alertou.

Com sede no bairro Coophema, na região do Coxipó, as ações do Nassar são realizadas por cerca de 40 voluntários comprometidos em preservar a natureza por meio das ações de sustentabilidade.

Segundo Cedier, ajuda financeira e novos voluntários são sempre bem-vindos. “Quem tiver interesse em participar, basta mandar a solicitação para o e-mail nassar.sfu@gmail.com”.

Comentários


+ Notícias

PETS EM CENA - Servidora apresenta Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa

DA CASA - Carlito José, Rubi Maria, Bambina Maria e Nina Princesa Maria formam o quarteto...

12 de agosto de 2020


ENSAIOS VIRTUAIS– "É muito bom estarmos juntos de novo", diz coralista

DA CASA – Os participantes do Coral do TRT driblaram o distanciamento social e, há duas...

12 de agosto de 2020


Servidores com menos de 1 ano de TRT podem participar do Processo de Remoção Interna

DA CASA – A partir de agora, servidores com menos de um ano de atividade na Justiça do...

12 de agosto de 2020


Veja todos(as)

+ Da Casa